segunda-feira, 14 de maio de 2012

ASCONT debate a legalização de empresas

As diretoras da ASCONT (Associação Santacruzense de Contabilistas) Janaina Marques e Rosangela Leão estiveram no Programa Manhã Total (veiculado de segunda à sexta-feira a partir das 8h na Rádio Vale AM 1370 kHZ), onde falaram sobre a legalização de empresas, seus custos e benefícios.

As entrevistadas lembraram que em Santa Cruz do Capibaribe ´´ainda é grande o número de empresas informais. Já que os empresários acham que o custo da formalização é alto e que as taxas pagas são valores consideráveis e que não compensam. Acham que o lucro vai embora``.

A presidente da ASCONT Janaina Marques lembrou que a ´´ilegalidade sim é que acarreta altos custos.  Pois, o Ministério do Trabalho está aí fiscalizando as empresas. E tivemos a informações deque o Ministério vai estar fiscalizando todo mês cinquenta empresas em Santa Cruz``.

FORMALIZAR A EMPRESA E REGISTRAR OS FUNCIONÁRIOS

As entrevistadas explicaram que os custos para legalizar uma empresa não são altos e que o processo é fácil e rápido. Basta apenas que o empresário entregue tudo nas mãos de seu contador.

Em relação ao registro de funcionários a vice-presidente da ASCONT, Rosangela Leão, disse ´´ para registrar o funcionário a empresa gasta no máximo 8% do salário do funcionário. Esse valor é descontado do salário do funcionário.  Isso não é custo para a empresa``.

Em relação á formalização da empresa Rosangela informou que o pagamento dos impostos mensalmente se relacionam com o faturamento mensal.

As contadoras ainda lembraram a segurança que legalizar a empresa oferece ao patrão e funcionário.
Rosangela aproveitou e destacou o MEI (Micro Empreendedor Individual). Programa que visa englobar os funcionários que possuem empresa com faturamento de até R$60 mil por ano e até R$5 mil por mês.

Vale lembrar: trabalhar formalizado é trabalhar seguro.

Qualquer dúvida você pode tirar através de seu contador. Na dúvida faça o contato com os contadores associados à ASCONT. Ligue para a ASCONT (3731-0220) e peça os contatos de um contador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário